terça-feira, 29 de junho de 2010

Ilha King George, Shetlands do Sul - Antártida

R1ANF - Estação de Pesquisa Antártica Russa "Bellingshausen"
















Toledo/PR

PU5WWS





quinta-feira, 24 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pyongyang, Coreia do Norte

Korean National Democratic Front





Em 22/fevereiro de 2009 ouvi, em Jaguaruna/SC, uma emissão com músicas orientais em 4.450 Khz, por volta das 9:35 UTC, com um sinal bastante fraco, o que obviamente, despertou-me grande curiosidade.

Ao ver a lista AOKI, deparei com uma única emissão relatada nessa frequência, que seria a National Democratic Front, transmitindo desde Pyongyang, Coreia do Norte.
Após uma breve pesquisa na internet, descobri que alguns dx-istas haviam reportado a escuta dessa emissora ao endereço "National Democratic Front of South Korea, Grenier Osawa 107, 40 Nando-cho, Shinjuku-ku, Tokyo, Japan". Fiz o mesmo, mas a carta voltou, dando endereço inválido.

Não desisti. Raciocinei que se esse movimento (National Democratic Front) é pró-socialista, conforme podem conferir na wikipedia em http://en.wikipedia .org/wiki/ Anti-Imperialist _National_ Democratic_ Front, certamente as autoridades de radiodifusão da Coreia do Norte lhe dão apoio. E assim fiz, escrevi para a Coreia do Norte, solicitando que repassassem o meu relatório a algum departamento que pudesse verificá-lo, ou então, que a própria autoridade norte-coreana de comunicações o verificasse, se assim lhe coubesse.
De fato, no livro Recalibrating the US - Republic of Korea Alliance, o autor Nicholas Eberstadt é bastante elucidativo ao mencionar que a National Democratic Front é a única instituição política sul-coreana a possuir uma missão em Pyongyang (pudera, representa o partido socialista da Coreia do Sul). Ainda além, o mesmo autor aponta que essa organização, apesar de possuir sede na Coreia do Sul, é, na realidade, uma criação da Coreia do Norte!

Pois bem, recebi hoje uma carta da Rádio Voz da Korea (do Norte), contendo um cartão QSL, que apesar de não fazer nenhum menção ao movimento National Democratic Front, confirma aquela minha escuta de 22/fev/2009 nos 4.450 Khz !! Ou seja, verificaram essa minha escuta em um cartão da VOK, em idioma francês. Graças às ondas curtas, pude concluir de forma irrefutável que o movimento em questão possui mesmo forte ligação com o governo norte-coreano.