sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Encantos do Leste Europeu ...

Bucareste, Romênia - Rádio Romênia Internacional



Diz o hino da Romênia: "Preferimos morrer em batalha, em elevada glória, do que viver escravizados em nossa terra ancestral." Essa estrofe mostra bem o espírito aguerrido desse povo que já esteve sobre o poder ou influência de tantos outros impérios, reinos, potências. E foi justamente essa variedade de influências que fez da Romênia o país rico em cultura e possibilidades que hoje conhecemos.
Nesse bojo, a Rádio Romênia Internacional é o veículo de disseminação dessa cultura, tendo sido o principal meio de divulgação da Romênia no exterior durante muitos anos - desde o longínquo ano de 1927, quando foi fundada. Política, cultura, economia, história, particularidades do país, concursos, jornalismo, enfim, é uma emissora bem diversificada, como são praticamente todas as rádios emergidas da antiga "esfera soviética".
Este QSL confirma uma escuta que realizei da Rádio Romênia Internacional em 2005, ocasião em que ouvi pela ondas da emissora algumas obras do Coral Madrigal de Bucareste, considerado um dos melhores corais do mundo. La revedere!

Nenhum comentário:

Postar um comentário