quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A porta-voz de um país peculiar ...

Tashkent, Uzbequistão - Rádio Tashkent



O Uzbequistão é uma jovem república surgida das cinzas da União Soviética, em 1991. Tem características peculiares: é um país multiétnico e multilinguístico; além disso, a maioria de sua população se professa islâmica, mas muitos desconhecem os rituais básicos do islã - herança da russificação que o país sofreu na era soviética.
Desde sua independência em 1991, o país se divide entre a tendência a apoiar um governo secular (separado de religião) ou teocrático. É interessante o fato de esse QSL ser de fevereiro de 2005 e mostrar uma das principais mesquitas do país, a Hadja AchrorVali - pois no mês de maio seguinte o país foi palco de um grande massacre de pan-islamistas do grupo Hizb ut-Tahrir, que, segundo o governo, iniciou um distúrbio que terminou com consequências terríveis: milhares de mortos.

Um pouco sobre a Rádio Tashkent: Pouco tempo após essa escuta de 2005, a Rádio Tashkent abandonou as Ondas Curtas. Era uma rádio extremamente exótica. Nessa ocasião, eu a captei no "duro" idioma uzbeque. Claro que não quero aqui menosprezar esse idioma, cuja implantação como idioma oficial do Uzbequistão chegou a ser uma bandeira nacionalista levantada pelo Birlik (Partido da Unidade) ainda nos dias de Gorbachev. Além disso, como certa vez relatou um ouvinte irlandês à Rádio Praga, "Talvez a Rádio Tashkent fosse a mais exótica que já ouvi. Eles levavam ao ar, para uma plateia estrangeira, propagandas de produtos locais, desde a venda de propriedades até sabão." Deveras peculiar ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário